O que é BDSM
- Sacher (contato: leopoldoverne@outlook.com)
- 27 de set. de 2017
- 2 min de leitura
BDSM É UM FETICHE?
O sadomasoquismo é definido como uma variante sexual ''...em que a satisfação está ligada ao sofrimento ou à humilhação infligida a outrem'' (Denise Hernandes Tinoco, doutora em Psicologia Clínica). No site saude.ccm é enfático em não considerar o sadomasoquismo como fetiche, já que pela definição o fetiche está relacionado a um objeto ou parte do corpo não relacionado ao sexo e que provoca excitação e não a um comportamento como o BDSM: “. Os objetos de fetiche podem se enquadrar em qualquer prática sexual, mas são especialmente utilizados em relações sadomasoquistas”.
Outro site denominado "significados" diz que fetiche vai além de objeto ou parte do corpo, coloca também que um comportamento pode despertar excitação sexual: “o fetiche tem conotação sexual, representando um comportamento específico... pode representar uma pessoa admirada por outra, que é seguida e cujas ordens são obedecidas cegamente”. Essa colocação pode gerar confusão, mas o fato é que sadomasoquismo não é um fetiche, porque na citação se relaciona a um objeto ou parte do corpo e a mais comum são os pés, mas não ao desejo ao sofrimento, portanto o sadomasoquismo não é um fetiche e por conseguinte também o BDSM não o é.
“O BDSM nada mais é que um estilo de vida diferente no qual seus adeptos vivenciam praticas sexuais que fogem aos padrões conhecidos pela maioria da sociedade, não tendo nada que as relacione com traumas e abusos na infância. Os praticantes enxergam no BDSM o direito de exercer sua sexualidade sem deixar de entender que possuem deveres, que seria a responsabilidade de respeitar o consentimento alheio em participar ou não destas atividades” (psicólogo Andreas Wismeijer, professor da Nyenrode Negócios University – Holanda (site: personaversoesdesimesmo). Segundo o blog do Senhor Verdugo o BDSM é uma forma de relacionamento entre dois ou mais parceiros e seu acrónimo para a expressão "Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo" segundo a figura anexa.

Comments